A ousadia dos livros de Irma Boom


Irma Boom é com certeza um dos nomes mais comentados em livros sobre design editorial. Não é por acaso. Seus livros possuem ousadia e inovação gráfica e ela sabe como dominar ambos.

Irma Boom nasceu em Lochem, Holanda, em 1960. Estudou Design Gráfico e após a graduação, trabalhou por cinco anos como designer para o governo holandês.  Em 1991, abriu o próprio escritório em Amsterdam, aonde teve uma grande produção de livros. Além disso, trabalhou como professora na Universidade de Yale (EUA) e na Van Eyck Academy, em Maastricht.
O projeto mais conhecido e ambicioso de Irma foi o livro de celebração do centenário do conglomerado SHV, em 1996. O projeto durou cinco anos, sendo os três primeiros dedicados à pesquisa dentro dos arquivos da empresa. O resultado final foi um livro 2.136 páginas muito pesado. O impresso não possuía índice ou número de páginas, as únicas informações são as datas contidas nas páginas, mas não se tratava de uma ordem cronológica, a ordem era feita pelo leitor.
Após esse projeto, a designer foi aprimorando seu estilo único em outros projetos, como o livro de Arte Arnout Milk e uma monografia do seu próprio trabalho Gutenberg Galaxie.

 A característica definidora da obra de Irma Boom é uma beleza crua com justaposições ousadas de tipos, buracos cortados e texto oscilando para fora da borda da página. "Se há algo em comum sobre os meus livros, é a aspereza, diz ela". "Eles são todos não refinados". (Design Museum)
Irma Boom

Abaixo, estão alguns vídeos para conhecer mais sobre o trabalho da designer:





Fonte: http://designmuseum.org/design/irma-boom

0 comments: