Morris Wyszogrod: O design como arma de sobrevivência ao Holocausto



Lendo o livro Design em Díálogo* me deparei com a história de Morris Wyzogrod, um estudante de design gráfico em Varsóvia, Polônia, na mesma época em que o país era invadido pelos nazistas em 1939. A trajetória de Morris é contada no seu livro A Brush with Death: An Artist in the Death Camps.

Em 1936, Morris Wyzogrod, então com 16 anos, foi enviado à escola Warsaw's Marshal Josef Pilsudski School of Graphics para aprender design. Com muito muito sacrifício de seus pais, ingressou nos estudos em uma escola que aceitava apenas alguns estudantes judeus.
Três anos depois seus conhecimentos em design gráfico foram fundamentais para sua sobrevivência. Em plena invasão nazista, Morris foi capturado e enviado para Judenrat, local onde judeus eram forçados à trabalhar. Ao ser questionado pelos nazistas sobre sua profissão, assumiu-se como designer gráfico.
Após esse momento, passou a receber caneta, tinta e papel para escrever  placas de identificação. A primeira placa que fez dizia "Entrada proibida para judeus e cães", também criava placas para identificar orgias feitas pelos soldados, fora dos campos de extermínio.Como recompensa, recebeu um cartão de identificação que dizia o judeu mostrado nesta fotografia é permitido andar sem escolta entre o campo de pouso e o bairro judeu. 
Morris pintou retratos de diretores e suas namoradas, escreveu poemas, utilizando a caligrafia, para família de soldados. Fez também cartazes com frases nazistas.
Apesar de utilizar suas habilidades, não se livrou das tarefas dos campos de concentração, mas o trabalho como designer salvou sua vida. Ele passou pelos campos de concentração: Budzyn, Plaszow e Theresienstadt, onde redecorou os quartos dos soldados da SS, produziu desenhos pornográficos e pintou caixões para soldados alemães.
Em 1945, foi libertado do campo de Theresienstadt e em 1947 foi para Nova York, frequentou escolas americanas e acabou sendo contratado por Paul Rand, como diagramador e designer no departamento de arte da agência William H. Weintraub.

Fontes:
*HELLER, Steven  e PETTIT, Ellinor. Design em diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
NEW YORK TIMES. An Artist for Life. 1999. Disponível em <http://www.nytimes.com/books/99/10/24/bib/991024.rv110608.html> Acesso em 16.Dez.2013

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