Tags

Por que somos jovens tão ansiosos?


Quando em 2001 eu ouvia a música Há tempos do Legião Urbana, nunca imaginei que faria tanto sentido como atualmente.

"Há tempos são os jovens que adoecem".
Ao se pensar em juventude as palavras "energia", "vitalidade" e "saúde" estão sempre presentes. Ah, o frescor de ter 20 e poucos anos! Muitas pessoas têm saudade desse momento da vida, imagino que antigamente ter 20 anos era algo mais "saudável". Atualmente, cada vez mais jovens sofre de doenças consideradas maus de ansiedade. Mas, ansiedade é doença? Por que estamos tão ansiosos? Temos tanta vida pela frente!

Ao contrário do que se pensa não é fácil estar no lugar da juventude atual. Arrogantes, pretensiosos, donos da verdade, idealistas demais e desregrados são apenas alguns adjetivos que ouvimos sobre a nossa geração. Já ouvi falar que nós achamos especiais demais, que queremos coisas demais. Talvez seja verdade. Mas o problema é um pouco maior. Nós aprendemos a ser ambiciosos. Quando antes o problema era ficar para "titia" ou "solteirão" agora o problema é ficar pra "assistente". Pergunte para todos os seus amigos, veja quantos sonham em serem assistentes. Duvido muito que encontre algum. Todos querem ser diretores de arte, de criação, administrativos, querem ser alguém que tenha poder e que esse poder faça a diferença. Nossa geração perdeu o idealismo? Acredito que apenas direcionou para outro lugar. E nós fomos levados a isso.

Penso que talvez estejamos apenas evoluindo, mesmo que essa evolução tenha um custo para nossa saúde física e mental. Somos capazes de fazer mil coisas ao mesmo tempo, estamos conectados com tudo, somos ambiciosos, temos vontade de mudança e estamos dispostos a fazê-la acontecer. Entretanto, a pressão tem nos transformado em pessoas desesperadas por acontecimentos e com tendência a ficar entendiada com qualquer momento de sossego. Não sabemos sossegar, ler um livro ou ouvir uma música e não estar no celular pra comentar. Não ficamos sozinhos. Não sabemos o que é isso.

Ansiedade, estresse? Fazem parte do cotidiano. Chegar mais cedo, resolver mais rápido. Responder só este e-mail de madrugada. Futuro? Que chegue cada vez mais rápido, como os dados que recebo sobre ele. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. Descompasso, desperdício. Herdeiros são agora da virtude que perdemos. 

Pra quem não conhece a música que eu citei - Há tempos

0 comments: